sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Sumérios

Sumérios

Os sumérios foram uma antiga civilização que floresceu na região da Mesopotâmia, no sul da atual Iraque, por volta do quarto milênio a.C. Eles são considerados uma das civilizações mais antigas conhecidas na história da humanidade. Saiba mais sobre os sumérios:

  1. Localização Geográfica:
    Os sumérios ocuparam a região da Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates. Suas principais cidades incluíam Ur, Uruque, Lagash e Nipur.

  2. Escrita Cuneiforme:
    Os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme, um sistema de escrita em tabuletas de argila usando caracteres em forma de cunha. Essa forma de escrita foi amplamente utilizada não apenas pelos sumérios, mas também por várias outras culturas mesopotâmicas.

  3. Religião:
    Os sumérios tinham uma religião politeísta complexa, com um panteão de deuses e deusas. Entre suas divindades mais conhecidas estão Anu (deus do céu), Enlil (deus do vento) e Enki (deus da água).

  4. Zigurates:
    Os sumérios construíram zigurates, estruturas em forma de pirâmide que serviam como templos religiosos. O Zigurate de Ur é um exemplo famoso.

  5. Agricultura e Economia:
    A economia suméria era baseada na agricultura irrigada pelos rios Tigre e Eufrates. Eles cultivavam culturas como cevada e trigo e domesticavam animais.

  6. Sistema de Governo:
    As cidades-estado sumérias eram governadas por reis, e algumas delas competiam entre si por recursos e poder. Lagash, Uruque e Ur são exemplos de cidades-estado sumérias.

  7. Contribuições à Civilização:
    Os sumérios fizeram várias contribuições significativas à civilização, incluindo avanços na astronomia, matemática, arquitetura e na organização social e política.

  8. Declínio:
    A civilização suméria declinou por volta do século 19 a.C., sendo sucedida por outras culturas mesopotâmicas, como os acádios e os babilônios.

Os sumérios deixaram uma influência duradoura na região e na história mundial. Seus feitos culturais e tecnológicos contribuíram para o desenvolvimento subsequente das civilizações mesopotâmicas e além.

Nenhum comentário:

Postar um comentário